Tradicional Procissão do Fogaréu acontece nesta quinta-feira em São Cristóvão

Evento começa às 18h com missa na Igreja Nossa Senhora da Vitória

Por Redação do Portal A8SE, com informações da Ascom 27/03/2024 10h23
Tradicional Procissão do Fogaréu acontece nesta quinta-feira em São Cristóvão
Foto: Prefeitura de São Cristóvão

Nesta quinta-feira (28), acontece mais uma Procissão do Fogaréu, no município de São Cristóvão. O evento religioso inicia com missa de abertura na Igreja Nossa Senhora da Vitória, localizada na Praça Matriz, às 18h.

Por volta das 21h, os fiéis irão percorrer as ruas do Centro Histórico, em uma procissão iluminada por tochas que irão passar pelas Praça do Carmo e Praça São Francisco.

Durante esse percurso, serão encenados atos da Paixão de Cristo, como a entrada de Jesus em Jerusalém, a última Ceia, a perseguição a Cristo e a condenação de Jesus.

Segundo a Prefeitura de São Cristóvão, neste ano irão participar da encenação cerca de 250 homens .

Tradição

Desde o século XVIII, a Procissão do Fogaréu faz parte do calendário cultural do município. Em 1963, o evento foi barrado por ordens de Frei Fernandes, que justificou, na época, a não compreensão da simbologia por parte dos homens que participavam do séquito.

Em 1978, houve a retomada da tradição do Fogaréu que, desde então, tem mobilizado os fiéis. Somente entre 2019 e 2022, que a organização do evento precisou ser suspensa por conta da pandemia da covid-19.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp