Bebê nasce após diagnóstico de morte encefálica da mãe; ela é vítima da tripla tentativa de homicídio no Lamarão

O crime aconteceu no dia 17 de abril, no bairro Lamarão, Zona Norte de Aracaju

Por Redação do Portal A8SE, com informações da SES 09/05/2024 10h39
Bebê nasce após diagnóstico de morte encefálica da mãe; ela é vítima da tripla tentativa de homicídio no Lamarão
Foto: Flávia Pacheco

Equipes da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizaram um parto cesáreo de uma criança, na última quarta-feira (8), após a mãe ser diagnosticada com morte encefálica. A gestante foi vítima de uma tripla tentativa de homicídio no dia 17 de abril, no bairro Lamarão, Zona Norte de Aracaju.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a cirurgia estava prevista para acontecer nesta quarta-feira (9), mas foi antecipada após a paciente apresentar alterações nos exames de ultrassonografia.

A criança é do sexo feminino e nasceu prematura de 26 semana com 580 gramas. Mesmo com as circunstâncias, não foi apresentada nenhuma disfunção.

Mãe

A mulher de 20 anos deu entrada no Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) grávida de aproximadamente 22 semanas, no mês passado. Nela foi constatada uma grave lesão no crânio, provocada por arma de fogo.

Segundo a SES, foi concluído o protocolo de morte encefálica da paciente em 22 de abril, após a internação. Depois disso, a equipe médica trabalhou para garantir a continuidade da gestação e salvar a vida do bebê.

Doação de órgão

Os órgão da vítima estavam preservados, o que permitia a captação com destinação prevista para os estados de Pernambuco e Ceará.

O coordenador da Central de Transplante de Órgãos de Sergipe, Benito Fernandez explicou, por meio da secretaria, que o fígado foi enviado para Pernambuco (PE). Já os rins esquerdo para o Ceará (CE) e o direito também para Pernambuco. As córneas serão transplantadas aqui mesmo em Aracaju (SE).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp